sexta-feira, 4 de maio de 2012

Ética Ecológica, Moralidade e Lei Tríplice: A desconstrução da Wicca das Massas

Entre o fim do séc. XIX e os anos 40 do séc. XX, foram sendo descobertos artefactos que demonstravam a predominância do género feminino em sociedades arcaicas como sacerdotisas e curandeiras, teorias essas que viriam a acompanhar a emergência do Feminismo e que viriam a fundamentar a possibilidade desses papéis nas mulheres. Aliado a isto, o neo-paganismo (essencialmente a Wicca) que engordava na visibilidade perante o público, tinha vindo a demonstrar, igualmente, um culto matriarcal da Deusa-Mãe, apesar das inúmeras e vãs tentativas de contra-balançar justamente o princípio feminino e o princípio masculino. Na verdade, isto sentiu-se maioritariamente no público juvenil americano que ansiava pela adesão a movimentos de contracultura, materializando-se num culto com preocupações ecológicas, e abandonando as características inciáticas, mistéricas e fechadas, para se reformular à luz de uma religiosidade civil e aberta (...)

Leia o artigo completo em: Nas Sinuosas Encruzilhadas da Noite

Artigo por Ignis Spiritum | Nas Sinuosas Encruzilhadas da Noite]

3 comentários:

  1. recentemente eu publiquei em meu blog uma citação de um artigo que deslinda a origem americana da neo-wicca que se assemelha a este. coincidência? não creio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este artigo saiu a público no nosso blogue ainda no ano passado, no dia 28 de Julho de 2011. Foi um dos nosso autores que o escreveu, e talvez ele possa ter conhecimento desse artigo que referiu!

      Excluir
  2. É... o assunto é que não se esgota, desde que estamos nesta era de militância acéfala. O foco sai da espiritualidade para causas forjadas pela sociedade (civilis) em oposição da lei natural (naturis) na qual os Bruxos Tradicionais tendem a se apoiar, mas se assim não fosse, talvez estivessem atacando uns aos outros, pois esta energia corrompida é causada pela própria sociedade (civilis) onde a esmagadora maioria dos Wiccanos vive e interage. A matéria foi bem exposta, exceto talvez pela menção da Bruxaria Tradicional, que acaba causando não só comparações (reforçando a forjada ligação entre uma Arte a outra) e resistência entre os aderentes da Wicca. Muitos Wiccanos entendem que Bruxos Tradicionais "desprezam" sua Arte, e esta é uma imagem que espero mudar. De fato, não precisamos invalidar uma Arte para reforçar ou engrandecer a nossa. É tudo uma questão de estação e destino...

    ResponderExcluir