quarta-feira, 27 de abril de 2011

Arthame - O Coletor de Sangue

ArthameArthanaArtanusArthanyArtavo, ou como é mais popularmente conhecido, Athame, é a Faca de Conjuração do Feiticeiro. É basicamente, uma faca de fio duplo afiado, de cabo negro.

A primeira aparição do termo é encontrada no famoso grimório medieval Clavicula Salomonis (As Chaves de Salomão), e é para ele que devemos nos voltar para realmente conhecer este Instrumento da Magia, ao contrário das suposições errôneas que são veículadas à grosso modo.

A origem do termo é incerta. Alguns dizem que o termo próvem do grego Athanatus, "Aquele que não morre", mas parece que essa origem é incorreta. Andrew Chumbley, por sua vez, traça a origem da palavra para o termo Adh'amme ou Al-dhamme, uma faca ritual utilizada pelo culto feiticeiro marroquino conhecido como Dhu'lqarneniAdh'amme significa literalmente "Coletor de Sangue"; tal origem do termo é também defendida pelo conhecido escritor e ocultista Idres Shah. Uma terceira origem para o termo, diz que ele vem do latim artavus, significando "faca de pena", sendo uma pequena faca utilizada para afiar as penas dos escribas. Tal termo é bem atestado no latim medieval, embora não seja uma palavra comum. Esta última terminologia é também atestada pelo grimório já citado.

- Leia mais em: Crux Sabbati: Arthame - O Coletor de Sangue
Por Draku-Qayin

Nenhum comentário:

Postar um comentário