quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Uma Noite Bruxa às Margens do Danúbio - Bruxaria Tradicional

Saiu hoje mais um interessante texto na Coluna Bruxaria Tradicional do site Teoria da Conspiração.

Nesta entrevista feita por Nicholaj Frisvold com o bruxo sérvio Radomir Ristic, ambos debatem as origens da Bruxaria Tradicional na região dos Bálcãs e sua influência sobre a Bruxaria Tradicional na Europa como um todo.

Radomir apresenta evidências tanto populares quanto historiográficas da sobrevivência da Bruxaria naquela região, e enfatiza que para as bruxas balcânicas sua Arte não é uma religião, mas sim um contato de comunhão com as diversas classes de espíritos e seres que habitam este e o outro mundo.  "Elas não são sacerdotes ou sacerdotisas que adoram a Deus ou deuses e deusas, mas pessoas que “andam” entre os mundos e tentam fazer um efeito em ambos os mundos (material e espiritual) e, portanto, dentro delas mesmas." 

Danúbio
De acordo com ele, a Bruxaria Tradicional é uma mescla de paganismo popular, cristianismo herético e metodologia xamânica; uma Arte e Ofício anterior aos ressurgimentos românticos da bruxaria moderna, o que é embasado nos estudos de antropólogos e etnólogos da região.  "A bruxa pertence em toda parte! A Bruxaria Tradicional não é uma religião e, por extensão, também não é necessariamente uma religião da natureza. Ele se encaixa em todos  A bruxa pertence em toda parte! A Bruxaria Tradicional não é uma religião e, por extensão, também não é necessariamente uma religião da natureza. Ele se encaixa em todos os ambientes."

Ambos discutem temas polêmicos tais como a presença do Diabo dentro da Bruxaria na Europa, o conceito de sangue-bruxo e suas implicações, a comunhão com os diversos espíritos, a utilização de iconografia cristã pelas bruxas, locais de poder e de encontro, a origem da formação de covens, etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário