terça-feira, 23 de agosto de 2011

Entrevista: Sobre os conceitos de Tarot, Ocultismo, Esoterismo e Exoterismo (Programa Diálogos Impertinentes)

Essa é uma entrevista de grande qualidade mediada por Mário Sérgio Cortella realizada com Sérgio Padovan (Arhan) tarólogo e pesquisador ocultista, Silas Guerriero, mestre e doutor de antropologia e professor do núcleo de ciências da religião da PUCSP e autor do livro “Magia existe?” e Fábio Quioce, jornalista da Folha de São Paulo. A entrevista passa no quadro Conversas Impertinentes” da PUCSP e do SESCTV. 

Inicialmente, conversam sobre a diferença de esoterismo e exoterismo do ponto de vista conceitual, a estrutura do hermetismo e sua relação do tarot e sua relação com o ocultismo. Silas Guerriero comenta sobre a história da magia e como o estudo da ciências da religião trata do tema da magia do ponto de vista acadêmico. Debatem o conceito de “ciência” bem como e “ciências ocultas” citando Eliphas Lévi, bem como Fábio Quioce também questiona sobre o papel do oculto. Arhan defende seus conceitos de livre arbítrio e destino, julgando serem conceitos separáveis e sendo impossível a crença em ambos os conceitos ao mesmo tempo, por serem contraditórios por natureza, também comentando ao longo do programa um pouco da sua própria experiência no campo do o culto e no campo das ciências exatas. 

- Leia a resenha da entrevista e veja o link para visualização completa no Youtube na seção de Documentários no blog Diannus do Nemi, clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário